quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Região serrana do Rio de Janeiro.

Imagens de satélite comparam dois momentos da região serrana.

A agência espacial americana, Nasa, divulgou ontem a primeira análise comparativa da região serrana do Rio de Janeiro feita com auxílio de imagens de satélite. As cenas mostram dois momentos distintos do mesmo ponto e apresentam a região antes e depois da série de deslizamentos ocorridos entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2011.



Imagem de satélite Nova Friburgo em 2003
 
 
Imagem de satélite Nova Friburgo em 2011
 

As imagens foram obtidas pelo satélite de sensoriamento remoto TERRA a 700 km de altitude através do instrumento ASTER (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer), que opera no comprimento de onda do infravermelho próximo. Neste tipo de imagem, a cobertura vegetal aparece em tons avermelhados, enquanto construções e áreas descobertas são vistas em tons cinzas. As nuvens são brancas e o solo descoberto ou rochoso apresenta tons marrons ou muito escuros.
A primeira cena retrata a região serrana vista em 13 de fevereiro de 2003 e a segunda em 18 de janeiro de 2011. A segunda imagem só foi possível de ser registrada depois que as condições climáticas na serra do mar permitiram a observação através de uma "abertura" entre as nuvens da região.
A comparação revela a extensão dos deslizamentos, vistos nas cenas da segunda imagem na forma de traços retos em locais onde antes havia vegetação.
Entre os dias 11 e 12 de janeiro, a cidade de Nova Friburgo, recebeu o equivalente a 240 milímetros acumulados de chuva. O intenso volume de precipitação causou a morte de 389 pessoas somente nessa cidade, vitimadas principalmente pelos deslizamentos das encostas e enchentes relâmpago que ocorreram na sequência. Em Teresópolis, cerca de 324 pessoas perderam a vida. Até o momento, passa de 820 o número de vítimas fatais causado pela tragédia.
De acordo com a agência de notícia Reuters, citando dados da ONU, este é o segundo maior evento de perdas humanas no Brasil, superado apenas pelo surto de meningite que causou a morte de 1500 pessoas em 1974.
Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/clima.php?titulo=Imagens_de_satelite_comparam_dois_momentos_da_regiao_serrana&posic=dat_20110126-081223.inc


Fotos: Região serrana do Rio de Janeiro registrada pelo satélite Terra. Crédito: NASA/GSFC/METI/ERSDAC/JAROS, and U.S./Japan ASTER Science Team/ Apolo11.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário