segunda-feira, 11 de março de 2013

Canivetes Suíços Victorinox.


Mitos Indispensáveis.
 


 
 
Quem já não ouviu falar, desse protagonista da serie Profissão Perigo com MacGyver se utilizando de suas diversas funcionalidades para salvar o mundo e que fez muito sucesso no Brasil.
 
Canivete versátil, leve, fácil de transportar e muito resistente tornou se um ícone por conceber diversas modalidades em uma só ferramenta.
 
 
 
Será que Karl Elsener fundador da Victorinox imaginou um dia que seu pequeno canivete iria contribuir para formação de uma cultura multitarefas criando uma ferramenta que se tornaria um mito indispensável.

Em 12 de junho de 1897, registrou o projeto do "Canivete para Oficiais",  elegante e leve e com seis ferramentas, lâmina, punção, abridor de latas, chave de fenda, lâmina pequena, e saca rolhas, começou assim criação de um mito. O Exército Suíço não adotou o canivete, mas muitos oficiais que reconheciam seus méritos o compravam.
 
 
 
Para formatação do mito, em 1909, Elsener consegiu definitivamente proporcionar ao seu produto a inclusão da cruz suíssa e após a morte de sua mãe no mesmo ano, adotou o nome de batismo Victoria como marca registrada. Após seu falecimento a fábrica ficou sob o controle dos filhos e com a criação do aço inox em 1921 e sua consequente utilização, a palavra inox acabou sendo incorporada à marca Victoria, surgindo assim o nome atual da marca Victorinox.
 
 
 
Atualmente, existem mais de 100 diferentes modelos, sendo o mais comum o modelo SwissChamp, com 33 diferentes funções, uma verdadeira caixa de ferramentas.
 
Curiosidades:
 
A NASA adotava o canivete como equipamento padrão em todos os ônibus do antigo programa espacial.
 
Após os atentados do 11 de setembro, diversas dificuldades foram criadas proibindo o uso de canivetes em aviões alavancando assim uma crise que teve que ser contornada através da inovação dos produtos da Victorinox.
 
Após a compra da Wenger a Victorinox tornou-se a única fornecedora de canivetes para o exèrcito suiço.
 
Desde 2008 é fornecido aos soldados do exército suiço o canivete New Soldier.
 


Você pode gostar também:

Isqueiros Zippo.
Duct Tape.
WD-40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário