sábado, 5 de março de 2011

Foguete falha e satélite de US$ 420 milhões não entra em órbita

O foguete Taurus XL, que levaria ao espaço o satélite de sensoriamento meteorológico Glory sofreu uma pane 3 minutos após o lançamento e de acordo com os dados telemétricos não conseguiu atingir a órbita programada. Com a falha, a Nasa entrou em "estado de contingência" e tomou medidas de segurança para impedir que o artefato caísse sobre áreas populosas.


De acordo com a agência espacial americana, um dos ignitores que deveria separar a proteção do satélite no nariz do foguete não funcionou. Com excesso de peso, o Taurus XL não conseguiu atingir velocidade suficiente para alcançar a órbita programada a 705 km de altitude.
 
O lançamento ocorreu às 07h10 pelo horário de Brasília e foi feito a partir da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia e o objetivo seria colocar em órbita o satélite Glory, avaliado em 420 milhões de dólares. A missão já tinha sofrido um adiamento em 23 de fevereiro, depois que uma falha nos computadores de bordo foi detectada um dia antes do lançamento.

Essa é a segunda falha de um lançamento de um foguete Taurus XL em dois anos. Em 2009, um foguete semelhante sofreu o mesmo tipo de falha e não conseguiu colocar em órbita polar o satélite de sensoriamente remoto OCO (Orbiting Carbon Observatory). O satélite não conseguiu atingir a órbita a 705 km de altitude e caiu no oceano Pacífico, na região da Antártida.
 
Ainda não se sabe o destino do Glory. Como a trajetória do foguete deveria colocar o satélite em órbita polar, é bem possível que o mesmo tenha seguido o mesmo caminho, mas não se pode descartar a possibilidade de ter sido explodido ainda sobre o espaço aéreo da Califórnia ou Pacífico oriental.

Direitos Reservados

Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Foguete_falha_e_satelite_de_US&posic=dat_20110304-111704.inc

Nenhum comentário:

Postar um comentário