segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tudo pronto para o primeiro acoplamento da Estação Espacial Chinesa.


Alguns dias depois de entrar em órbita, o primeiro módulo da estação espacial Chinesa já receberá sua primeira visita. Nesta terça-feira, um foguete não tripulado partirá do noroeste da China com o objetivo de transportar até o espaço a nave Shenzhou 8, que se acoplará ao módulo recém-lançado.


Colocado no espaço em 29 de setembro de 2011, Tiangong 1, o coração da estação espacial chinesa, é um laboratório espacial de 8,5 toneladas, que será usado como ponto de interconexão entre as diversas partes da Estação. Com o propósito de testar as tecnologias envolvidas, em dois anos Tiangong-1 será descartado.
 
Em mandarim, Tiangong-1 significa “Palácio Celestial”.
 
O lançamento dessa terça-feira é crucial para os esforços da China em construir sua própria estação. O acoplamento será feito de forma automática e tem como objetivo desenvolver as habilidades tecnológicas e logísticas necessárias ao funcionamento de um laboratório espacial completo, que deverá abrigar astronautas por longos períodos.
 
O lançamento está previsto para as 07h58 pelo horário de Brasília, a partir do Jiuquan Satellite Launch Center, no deserto de Gobi.
 
Segundo a agência espacial chinesa, CNSA, o próximo passo será enviar, já em 2012, duas missões tripuladas à Tiangong-1, que deverão aprimorar ainda mais as técnicas de acoplagem no espaço.



Os testes não tripulados são fundamentais para que os engenheiros chineses determinem se a versão modificada da nave Shenzhou é adequada às viagens tripuladas. De acordo com Wu Ping, porta-voz da agência espacial chinesa, "é muito difícil e arriscado unir dois veículos em órbita, viajando em alta velocidade, com uma margem de erro de no máximo 20 centímetros. Colisões podem ser caras e até mesmo fatais", explicou Ping.
 
Além da estação espacial, a China planeja pousar um pequeno robô na Lua também em 2012, com grandes possibilidades de enviar um astronauta em 2020.
Para seguir a Estação Espacial Chinesa e prever se poderá ser vista a partir de sua cidade, use o SATVIEW

Fotos: No topo, módulo Tiangong-1, base da estação espacial chinesa, em órbita desde 29 de setembro de 2011. Acima, Centro de Controle de lançamentos de Jiuquan, localizado no deserto de Gobi. Créditos: CCTV, Wikemedia Commons, Apolo11.com.

Direitos Reservados
É vedada a utilização deste texto

Leia nosso Termo de Uso e saiba como publicar este material em seu site ou blog



Nenhum comentário:

Postar um comentário