sábado, 16 de junho de 2012

Fogareiros.


Faça Você Mesmo.

Pessoal , a arte de improvisar, reaproveitar, melhorar e aperfeiçoar esta na primícia sobrevivencialista a matéria prima é abundante  e temos liberdade para podermos criar e recriar diversas ferramentas para nossas atividades.
Tanto no bushcraft, sobrevivencialismo e outros a reutilização de materiais é de suma importância pois nos permite criar alternativas de ferramentas baratas e de grande importância para nossa existência diária seja ela sobrevivencialista, bushcraft ou de lazer.

Neste post estarei apresentando alguns fogareiros ou espiriteiras simples, mas bastante eficazes que acabei fazendo para minhas atividades no mato, pois nada mais reconfortante que uma refeição quente e um café após um dia lonngo de jornada no mato.



São confecionados a partir de latas de patê, feijoada, chumbinhos e atum, mas muito eficientes, utilizam álcool, pastilhas de álcool solido, bolinhas de algodão com parafina como combustível.


Fogareiro feito a partir de uma lata de feijoada.


Indicado para o viajante solitário permite desfrutar uma refeição quente no acampamento, também o utilizo como fonte de calor e iluminação através da queima de pequenos galhos secos.



Fogareiro feito a partir de uma lata de patê.


Este é um pouco menor já utilizei varia vezes, indicado para pequenas caminhadas solitárias, geralmente o utilizo para aquecer alguma bebida ou uma pequena refeição pré-pronta.




Fogareiro feito a partir de uma lata de atum.

Este numa versão um pouco maior, com as mesmas características do feito de uma lata de patê.



 



Fogareiro feito a partir de uma lata de graxa de sapato.


Já com combustível de parafina e papelão, geralmente o utilizo como luminária e para aquecimentos rápidos geralmente para uma bebida quente.




Fogareiro feito a partir de uma lata de seleta de atum com uma lata de chumbos gamo.




Este com certeza é o que mais utilizo, quando com álcool liquido disponho a latinha de chumbinhos gamo dentro da lata de atum, e com combustíveis sólidos utilizo somente a lata de atum, que também serve de estojo para todo o conjunto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário