domingo, 3 de fevereiro de 2013

Isqueiros Zippo.


Mitos Indispensáveis.


De cada 100 pessoas 80 conhecem um Zippo e com certeza ele se encontra na categoria dos Mitos Indispensáveis.
 
 
A história começa quando em 1932, na cidade de Bradford, Pensilvânia, George G. Blaisdell decidi criar um isqueiro elegante e fácil de usar metálico e recarregável, obtendo os direitos de um isqueiro à prova de vento Austríaco chamado Binga, que vinha com tampa e não se apagava com o vento.
 

Corpo retangular tampa fixada ao corpo com dobradiça soldada, proteção para o pavio que é embebido em fluído inflamável (hidrocarboneto isoparafínico sintético).

Nasce o Clic-Clac foi o nome inicial encontrado, mas este nome já estava registado. Então, fascinado por outra invenção da época, o zipper, batizou o seu isqueiro de Zippo e lançou-o em 1933 com uma garantia ilimitada.
 
 

A Lifetime Guarantee, acompanha todos os isqueiros da marca “ou o isqueiro funciona, ou consertamos de graça” (It Works or we fix it free). Ou seja, se um isqueiro Zippo se estragar, não interessa o quão velho é, ou quantos donos já teve, a empresa vai repará-lo gratuitamente. A única parte que garantia não acoberta é o acabamento exterior na capa metálica.
 
 

Inicialmente os isqueiros eram brindes de empresas mas com a Segunda Guerra começou a crescer e durante a Segunda Guerra o Zippo tornou-se extremamente importante, transformando-se em equipamento básico, no campo de batalha, onde eram encontrados aos milhares sendo fabricado especialmente para forças armadas aliadas.
 
 

Demonstrando grande durabilidade e facilidade de acendê-los durante as batalhas, já que as chamas resistiam ao vento. Os isqueiros foram usados para acender cigarros, aquecer sopas nos capacetes ou simplesmente abrir caminho no meio da escuridão, com certeza um item de sobrevivência indispensável até hoje.
 


Foi na Segunda Guerra Mundial que nasceu a superstição de que não se deve acender três cigarros com a mesma chama. Isto porque a triangulação do movimento permitia que o inimigo localizasse, com precisão, o último que tinha acendido o cigarro.
Depois da Segunda Guerra Mundial, os isqueiros da marca firmaram-se como um meio popular para propagandas de pequenas e grandes empresas durante a década de 60. Muitos dos primeiros anúncios foram pintados à mão.
 
 

Lógico que associação do produto com o cigarro e cinema impulsionaram a marca fortalecendo a lenda e popularizando ainda mais seu estilo, tornando um Mito Indispensável.

 



Curiosidades
  • Para apagar a chama do Zippo a melhor maneira é fechar a tampa, consumindo assim o oxigênio.
  • O preço original de um isqueiro Zippo era de U$1.95.
  • A Zippo começou a gravar iniciais e fixar insígnias de metal em isqueiros em 1935.
  • A primeira patente para o isqueiro Zippo à prova de vento foi obtida no dia 3 de março de 1936 (Patente número 2032695).
  • O design básico do isqueiro Zippo tem permanecido inalterado por mais de 70 anos.
  • O primeiro logo corporativo em um Zippo foi colocado em 500 isqueiros em 1936 para a empresa vizinha da Zippo em Bradford, a refinaria Kendall.
  • A primeira propaganda internacional da Zippo foi na revista Esquire em Dezembro de 1937.
  • Desde 1932 isqueiros Zippo tem sido fabricados em Bradford, Pennsylvania. O local está estampado no fundo de todo isqueiro. Além disso, de 1949 até 2001 isqueiros construídos na Zippo Canada tinham estampado Niagara Falls, Ontario.
  • A Zippo produz cerca de 12 milhões de isqueiros por ano.
  • 21% das pessoas que possuem um isqueiro Zippo são colecionadores.



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